A MEMÓRIA DAS RECORDAÇÕES - Gonçalo M. L. Ramos

Editora: Europa Editora
Preço: € 13,90
Gênero: Narrativa
Série: Universos
Páginas: 234
Língua: português
EAN: 9791220118163

Uma janela de madeira velho azul e vidros gastos pelo tempo, um, talvez dois séculos; um cadeirão confortável que ocupa, ao acaso e em silêncio, o espaço vazio contíguo; o som hipnótico de um relógio de parede testemunha de gerações; a segurança e o aconchego de uma casa de xisto habitada por sombras.
No horizonte as memórias. A escola, com arquitetura Estado Novo, onde se aprendeu a ler num rigor de compasso, a primeira namorada, o tal beijo, as coisas do coração que desperta, os trabalhos de verão, o mealheiro improvisado e aqueles ténis da loja de desporto que teimavam em ser calçados; a universidade, o amor, os projetos profissionais e tantos outros acontecimentos marcantes na história da alma de cada um. De repente, um violento acidente, marcas e sons de uma travagem brusca, peças que perdem formas e se espalham por metros de estrada num abraço de sangue que escorre direção contrária ao sentido da vida.
Com a viatura carregada com as últimas roupas, com alguns livros que insistiram em ficar e com as recordações do que ali tinha permanecido e vivido, segui para a aldeia, com toda a ilusão, com a esperança de uma nova vida. Recomeçar. Simplesmente
isso. Recomeçar. Tentar apaziguar uma alma em sofrimento, à beira do abismo.
Uma viagem fadada a um passado de ternura quase esquecido, um surpreendente reencontro marcado pelo destino na hora certa de um abraço, no momento exato de um suave roçar de lábios.

Gonçalo M. L. Ramos nasceu em Elvas, distrito de Portalegre, no dia 01 de março de 1977. Cresceu dividindo a infância entre o bairro da Guarda Fiscal na fronteira do Caia e o bairro da Fonte Nova na cidade que o viu nascer. Frequentou o ensino primário numa velha escola do Estado Novo sob o olhar atento de uma professora exigente e uma régua implacavelmente rápida. Aprendeu a sonhar na biblioteca itinerante da Gulbenkian. Escreveu as primeiras linhas na liberdade da Escola Secundária D. Sancho II. Ingressou na carreira militar na categoria de Sargento. Serviu em Timor e no Iraque. Publica o seu primeiro romance “A memória das recordações” com a mesma ilusão com que subia os degraus da Citroen HY três décadas atrás.

© Europa Edizioni | N.o de IVA 11865751009 | Tel.: 213303764 | E-mail: info@editoraeuropa.com
Av. República, 6, 7 esq. - 1050-191 - Lisboa | Calle Ferraz, 2 - 2º Izqd. - 28008 - Madrid | Friedrichstr. 171 - 10117 - Berlin | Via Sommacampagna 9 - 00185 - Roma | 1 Northumberland Avenue Trafalgar Square - Greater London WC2N - London